O que é Glaucoma? Suspeita, Prevenção e Sintomas

Descubra se você está com suspeita de glaucoma, quais os sinais e sintomas.

O glaucoma é uma doença do nervo principal da visão, chamado nervo óptico. O nervo óptico recebe impulsos nervosos gerados pela luz da retina e os transmite para o cérebro, onde reconhecemos esses sinais elétricos como visão. O glaucoma é caracterizado por um padrão particular de dano progressivo ao nervo óptico que geralmente começa com uma sutil perda de visão lateral (visão periférica). Se o glaucoma não for diagnosticado e tratado, pode evoluir para perda da visão central e cegueira.

O glaucoma é geralmente, mas nem sempre, associado a pressão elevada no olho (pressão intra-ocular). Geralmente, é essa pressão ocular elevada que leva ao dano do nervo ocular (ótico). Em alguns casos, o glaucoma pode ocorrer na presença de pressão ocular normal. Acredita-se que esta forma de glaucoma seja causada pela má regulação do fluxo sanguíneo para o nervo óptico.

Quão comum é o Glaucoma?

Em todo o mundo, o glaucoma é a segunda causa principal de cegueira irreversível. De fato, até 6 milhões de pessoas são cegas em ambos os olhos devido a essa doença. Somente nos Estados Unidos, de acordo com uma estimativa, mais de 3 milhões de pessoas têm glaucoma. Até metade desses indivíduos com glaucoma pode não saber que tem a doença. A razão pela qual eles desconhecem a presença da doença é que o glaucoma inicialmente não causa sintomas, e a subsequente perda da visão lateral (visão periférica) geralmente não é reconhecida.

Quais são os Sintomas e Sinais do Glaucoma ?

Pacientes com glaucoma de ângulo aberto e glaucoma crônico de ângulo fechado em geral não apresentam sintomas precocemente no curso da doença. Perda de campo visual (perda de visão lateral ) não é um sintoma até o final do curso da doença. Raramente pacientes com níveis flutuantes de pressão intra-ocular podem apresentar nebulosidade na visão e ver halos ao redor das luzes, especialmente pela manhã.

glaucoma

Por outro lado, os sintomas do fechamento agudo são muitas vezes extremamente dramáticos com o rápido aparecimento de dor ocular grave , dor de cabeça , náusea e vômito , e embaçamento visual. Ocasionalmente, as náuseas e vômitos excedem os sintomas oculares na medida em que uma causa ocular não é considerada quando se tenta fazer um diagnóstico.

Os olhos de pacientes com glaucoma de ângulo aberto ou glaucoma crônico de ângulo fechado podem parecer normais no espelho, na família ou em amigos. Alguns pacientes ficam com olhos ligeiramente vermelhos devido ao uso crônico de colírios. O oftalmologista, ao examinar o paciente, pode encontrar pressão intra-ocular elevada, anormalidades no nervo óptico ou perda de campo visual, além de outros sinais menos comuns.

Os olhos dos pacientes com glaucoma agudo de ângulo fechado parecerão vermelhos, e a pupila do olho pode ser grande e não reagir à luz. A córnea pode aparecer turva a olho nu. O oftalmologista normalmente encontrará diminuição da acuidade visual, inchaço da córnea, pressão intraocular altamente elevada e um ângulo de drenagem fechado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *